-

Produzido por Thaís Nicoleti de Camargo, consultora de língua portuguesa da Folha e do UOL, blog discute questões e dá dicas para quem tem dúvidas no emprego da chamada norma culta.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O mictório da ex-BBB

Por Thaís Nicoleti

Veja esta notinha, hoje na Folha (http://f5.folha.uol.com.br/celebridades/1173056-ex-bbb-fabiana-abre-a-intimidade-no-banheiro-de-barco.shtml):

“Calma, calma. É só um teste para saber se eu caibo no minimiquitório!”, escreveu.

A ex-BBB Fabiana Teixeira, segundo a nota, “abriu um pouco de sua intimidade”. É que, no último fim de semana, ela divulgou na rede social Instagram uma imagem em que aparece sentada no assento sanitário, segurando um rolo de papel higiênico.  Dentro de um barco, passeando pelo rio São Francisco, a jovem legendou a foto assim: “Calma, calma. É só um teste para saber se eu caibo no minimiquitório!”.

Hum, e não é que ela acertou ao usar o prefixo “mini-” sem hífen? Muito bem! O problema, no entanto, é a grafia de MICTÓRIO! Mictório é o lugar próprio para urinar e também é um adjetivo relativo à micção (ato de urinar). MICTÓRIO – MICÇÃO, certo? Portanto o pequeno espaço a que ela se referia era um “minimictório”! Minimictório. Agora, sim!

 

Blogs da Folha