-

Produzido por Thaís Nicoleti de Camargo, consultora de língua portuguesa da Folha e do UOL, blog discute questões e dá dicas para quem tem dúvidas no emprego da chamada norma culta.

Perfil completo

Publicidade

Qual é a melhor maneira de aprender a escrever?

Por Thaís Nicoleti

Seguramente, a resposta é curta: ler. A leitura de bons livros é o que nos familiariza com as palavras e com os recursos de coesão, que garantem a fluência do texto e a coerência entre as suas partes. Para além disso, a leitura nos instrui e nos oferece grandes momentos de prazer.

Por esse motivo, só temos a lamentar a decadência do programa “Embarque na Leitura”, que vinha funcionando no metrô de São Paulo. Segundo reportagem publicada ontem na Folha de S.Paulo, três das quatro unidades do projeto estão desativadas por falta de patrocínio.

“Milhares de livros de autores consagrados, de diversos temas, antes disponíveis para empréstimo em estações do metrô da CPTM, estão ociosos em prateleiras de bibliotecas do programa ‘Embarque na Leitura’ há quase oito meses.”

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/05/1281171-bibliotecas-do-metro-tem-acervo-ocioso-ha-oito-meses.shtml

Segundo a reportagem, os usuários do serviço já fizeram até mesmo um abaixo-assinado pela internet a fim de obter a reativação das unidades, mas sem sucesso.

Esperamos que o poder público e os possíveis patrocinadores do projeto se sensibilizem, pois iniciativas como essa só têm pontos positivos.

 

 

 

Blogs da Folha