-

Produzido por Thaís Nicoleti de Camargo, consultora de língua portuguesa da Folha e do UOL, blog discute questões e dá dicas para quem tem dúvidas no emprego da chamada norma culta.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Blog inaugura seções com diferentes enfoques

Por Thaís Nicoleti

 

Com o intuito de organizar o material postado no blog, de facilitar a vida de quem precisa fazer uma consulta e de dinamizar a página, foram criadas seções, que corresponderão a subdivisões de enfoque do nosso tema, que é a língua portuguesa.

De valor inestimável nesta nova fase foi a colaboração do cartunista Adão Iturrusgarai, amigo que empresta seu talento e imaginação a este blog por meio das ilustrações que demarcarão as seções. Seu trabalho dispensa apresentações, dado que seus personagens já fazem parte de nosso repertório cultural. Adão é, por assim dizer, o “pai” da Aline, que já foi parar na TV, do Homem-Legenda e de tantos outros incríveis personagens que se revezam em cartuns e nas tiras diárias do caderno “Ilustrada” da Folha de S.Paulo, ora nos fazendo rir, ora nos fazendo refletir sobre os abismos da existência (http://adao.blog.uol.com.br).

Aqui no blog, você encontrará boa parte dos “posts” na categoria Português em Dia, destinada a tratar de questões que envolvam diretamente o emprego da norma culta. Vale lembrar que a língua é mais que a sua norma culta. O conceito abrange todas as suas manifestações, sobretudo a oral, a chamada “língua viva”, que é o carro-chefe das transformações.

Na seção O leitor quer saber, serão apresentadas as questões propostas por nossos leitores – tanto os do blog como aqueles que entram em contato por e-mail (thaisncamargo@uol.com.br) e autorizam a publicação de suas perguntas.

A ideia de Português & Cia. surgiu de perguntas próprias de quem está no dia a dia das empresas e tem de lidar com especificidades do emprego da língua, seja no uso de adequado de formas de tratamento, seja na elaboração de determinado tipo de mensagem. Vale lembrar que o comportamento e a imagem pessoal passam pelo modo como se emprega a linguagem.

A seção Português na Folha trará o esclarecimento de dúvidas que tenham surgido na Redação da Folha de S.Paulo ou mesmo reflexões baseadas em textos já publicados nas páginas do jornal.

Em Português na Rua, serão abordadas questões suscitadas pelas mais diversas situações (dizeres em placas de trânsito, nomes de estabelecimentos comerciais, avisos, tabuletas, cardápios de restaurantes). Esperamos que os leitores colaborem enviando fotos (para o e-mail indicado acima) que considerem interessantes e motivadoras.

Português em Pauta trará conversas sobre a língua portuguesa travadas com personalidades que possam contribuir para o debate a partir de suas áreas de atuação.

Na Sala de Leitura, o leitor encontrará trechos de obras literárias ou de ensaios e observações acerca das estratégias de composição do texto em questão. A intenção é estimular a leitura atenta e a consequente percepção dos mecanismos de articulação das ideias e da produção de sentidos.

Finalmente, a categoria Tema Livre, em que serão alocados textos resultantes da observação e da reflexão sobre a língua motivadas por quaisquer situações do dia a dia.

Os textos referentes à Nova Ortografia, embora pertençam à seção Português em Dia, ficarão organizados em categoria própria (Nova Ortografia do Português).

Textos publicados anteriormente no UOL e em outros espaços (como o caderno “Fovest” e a coluna “Noutras Palavras”) migrarão paulatinamente para o blog, num esforço de concentração da grande quantidade de material disperso na internet.

 

Blogs da Folha