-

Produzido por Thaís Nicoleti de Camargo, consultora de língua portuguesa da Folha e do UOL, blog discute questões e dá dicas para quem tem dúvidas no emprego da chamada norma culta.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

“Português em Foco” é novo quadro da TV Folha

Por Thaís Nicoleti

Estreia hoje o quadro Português em Foco, da TV Folha, em que me proponho conversar sobre problemas, dificuldades e curiosidades da língua portuguesa, criando um diálogo entre as dúvidas dos leitores ou espectadores e as questões que surgem diariamente no meu trabalho interno com a Redação. Adão portugues em foco

O formato “vídeo de internet”, de dois minutos de duração, promete uma abordagem divertida e, sobretudo, rápida dos temas. Os vídeos estarão disponíveis também neste espaço, em que, por escrito, poderemos tratar mais detidamente de um aspecto ou outro de cada questão.

Vale ressaltar que as orientações dadas à Redação da Folha, das quais deriva o Português em Foco, têm como parâmetro a língua-padrão, registro escolhido para a comunicação escrita. É claro, porém, que o jornal, por sua natureza, acolhe o que é novo, dando a esse registro uma elasticidade própria.

É importante lembrar que a língua-padrão é um dos registros da língua, não a língua em si. É por esse motivo que a maioria das questões não se reduz a simplificações do tipo “certo” e “errado”. Ao tomar um padrão, reconhecido pela tradição, podemos dizer que algo é certo ou errado em relação a ele. Isso não significa, porém, que esse padrão não possa ser revisto à luz das mudanças linguísticas e sociolinguísticas que se impõem naturalmente.

A língua (qualquer uma) é dinâmica e articulada com a sociedade que a usa e que, no uso, a produz e reproduz. Não se pode, portanto, pensar nesse objeto de estudo como algo estático. Muito pelo contrário, é um objeto escorregadio, cujo estudo nos desafia a todo momento.

Espero que os leitores apreciem a iniciativa e que contribuam com sugestões. Para tanto, basta enviar uma mensagem para thaisncamargo@uol.com.br,  lembrando-se de escrever na linha de assunto o título Português em Foco.

 

 

Blogs da Folha