Ferreira Gullar deixou-nos ontem, 4 de dezembro de 2016. Mais um dos grandes se vai, sem aviso prévio, que não o avanço da idade e alguma fragilidade na saúde. A par de sua obra literária, o autor do “Poema Sujo”, que foi também um polemista, legou-nos grande quantidade de artigos de jornal nos quais tratou(…)
Por que, porque, porquê, por quê: empregue corretamente cada forma
Porque, porquê, por que, por quê. Quatro grafias para o mesmo som, ou seja, um convite à confusão. Com um pouquinho de atenção, no entanto, você vai perceber que é muito simples distinguir uma da outra. Porque, uma só palavra, sem acento, só se emprega como conjunção, ou seja, para ligar duas orações. Grosso modo,(…)
Diminutivos podem expressar carinho ou ofensa
Recentemente, um par de diminutivos provocou polêmica e pedido de desculpas nas altas esferas do poder. O presidente do Senado chamou de chefete de polícia o ministro da Justiça do governo Temer e de juizeco de primeira instância o magistrado que autorizou a prisão de quatro policiais do Legislativo. Não há dúvida de que qualquer(…)
Hoje princesa, amanhã que serei?
O texto da socióloga Angela Alonso, publicado há uma semana na “Ilustríssima”, deu o tom da polêmica semanal nas redes sociais. Pudera, Angela fez uma análise do modelo de mulher evocado pela primeira-dama destes novos e temerosos tempos. É claro que o barulho das torcidas não demoraria a se fazer ouvir. O modelo machista encarnado(…)
Paraolimpíada ou Paralimpíada: complexo de vira-lata linguístico
O Brasil vem fazendo bonito nos Jogos Paraolímpicos, o que é inegável. O que tem causado alguma celeuma é, por incrível que pareça, a palavra que nomeia esses jogos, formada do elemento “para-” associado ao adjetivo “olímpico”, de Olimpíada, que, por sua vez, tem raiz no nome da cidade grega de Olímpia, onde se realizavam(…)
“Fora Temer” ou “Fora, Temer”?
Em tempos de impeachment ou de golpe branco, a depender do ponto de vista adotado, temos convivido com a interinidade de um presidente que, ao que tudo indica, está bem longe de responder aos anseios da população. Quem diz isso são as ruas, que, ora menos ruidosas, ainda tentam empunhar cartazes com a mensagem que(…)
Leitores podem conferir teste rápido de acentuação
A forma mais fácil de lidar com a mudança na ortografia é aprender, passo a passo, cada caso. A regra do ditongo aberto mudou, o que não significa que o acento de todos os ditongos abertos tenha sido eliminado. Antes bastava que uma palavra tivesse em sua sílaba tônica (a mais forte) um dos ditongos(…)
Acento do ditongo aberto ainda causa dúvida
Uma de nossas leitoras sugeriu o tema deste Português em Foco, o acento do ditongo aberto depois do Acordo Ortográfico de 1990. Parece até estranho dizer que o acordo é de 1990, já que entrou em uso somente em 2009, mas é essa a realidade. Toda essa demora esteve ligada ao fato de se tratar(…)
“Mal”, “mau” e “maldade”
O nosso incansável Zé Simão é o autor do bordão “Brasileiro escreve tudo errado, mas todo mundo se entende”. É assim que ele costuma introduzir as piadas prontas que aparecem em tabuletas espalhadas pelo país. “Olha esse cartaz no isopor de um ambulante: “COUXINHAS e água”. Tirante o aspecto engraçado dessas grafias, da análise desses(…)
Mesóclise é usada em canção de Zé Ramalho
Os leitores que aceitaram o desafio da mesóclise recebem hoje o resultado dos testes. Antes, porém, estão todos convidados a ouvir essa colocação pronominal na voz de Zé Ramalho. É isso mesmo: uma canção da música popular brasileira traz um exemplo de mesóclise. A letra é uma versão de uma composição de Bob Dylan feita(…)