O mictório da ex-BBB
Veja esta notinha, hoje na Folha (http://f5.folha.uol.com.br/celebridades/1173056-ex-bbb-fabiana-abre-a-intimidade-no-banheiro-de-barco.shtml):
A ex-BBB Fabiana Teixeira, segundo a nota, “abriu um pouco de sua intimidade”. É que, no último fim de semana, ela divulgou na rede social Instagram uma imagem em que aparece sentada no assento sanitário, segurando um rolo de papel higiênico. Dentro de um barco, passeando pelo rio São Francisco, a jovem legendou a foto assim: “Calma, calma. É só um teste para saber se eu caibo no minimiquitório!”.
Hum, e não é que ela acertou ao usar o prefixo “mini-” sem hífen? Muito bem! O problema, no entanto, é a grafia de MICTÓRIO! Mictório é o lugar próprio para urinar e também é um adjetivo relativo à micção (ato de urinar). MICTÓRIO – MICÇÃO, certo? Portanto o pequeno espaço a que ela se referia era um “minimictório”! Minimictório. Agora, sim!
Se for o caso, peço perdão pelo comentário infame… é que quis brincar com este erro comum de confundir o x e o ch
Aliás, mictório é aquela peça que existe em banheiros masculinos, e serve exclusivamente para micção. No caso, é vaso sanitário mesmo.
No sentido estrito, de fato. Genericamente, não há problema na escolha do termo.