“Arria” ou “arreia”?

Thaís Nicoleti

Essa dúvida está diretamente relacionada ao tema que estávamos examinando. Para resolvê-la, no entanto, temos de saber qual é o sentido pretendido por quem vai empregar a forma verbal. Existem as duas formas porque existem os verbos “arriar” e “arrear”. São parecidos quanto à forma, mas diferem quanto ao significado. Constituem o que chamamos de parônimos. Muita atenção, portanto.

“Arriar” é fazer descer, pousar no chão, cair e até mesmo descarregar, este último um uso comum no Brasil quando estamos falando de uma bateria de automóvel (ou de qualquer outro aparelho). “Arriar”, terminado em “-iar”, é um verbo regular, portanto diremos que a bateria arria com facilidade e que alguém arria a bandeira ou mesmo arria as calças.

“Arrear” significa “adornar”. Esse verbo é comumente usado no sentido de selar (pôr sela em) um animal, de pôr arreios. Diremos, portanto, que ele arreia o cavalo.

Comentários

  1. Gosto desses esclarecimentos pontuais. Aprendemos, esquecemos, reaprendemos. Normal ne?!
    Tão bom quando aparecem esses anjos da guarda em nossas vidas!

  2. caso marcelo pessegini –misterios tem conexao coincidentes – 05.08.2011 rota frustou assalto caixa eletr parada taipas hipermerc extra matou 6 fugiram 9, cap paganotto carvalho18 batalh, e rota partic. era chefe mae garoto 05.08.2013 e aniv.do assalto- mesma data e vinganca e resto teatro forcado sob coacao. dhpp acorde

  3. no jornal folha sp cotdiano entre 05/08 /2011 tem noticias intrigante como suspeita participacoa soldados do 18 batalha a mesma do garoto acredite se quiser e vinganca dos q se mandaram e os depoimentos dos colegas do garotos teatro sob coacao e ameaca e so ligar os fatos ora pois pois

Comments are closed.