“Português em Foco” é novo quadro da TV Folha
Estreia hoje o quadro Português em Foco, da TV Folha, em que me proponho conversar sobre problemas, dificuldades e curiosidades da língua portuguesa, criando um diálogo entre as dúvidas dos leitores ou espectadores e as questões que surgem diariamente no meu trabalho interno com a Redação.
O formato “vídeo de internet”, de dois minutos de duração, promete uma abordagem divertida e, sobretudo, rápida dos temas. Os vídeos estarão disponíveis também neste espaço, em que, por escrito, poderemos tratar mais detidamente de um aspecto ou outro de cada questão.
Vale ressaltar que as orientações dadas à Redação da Folha, das quais deriva o Português em Foco, têm como parâmetro a língua-padrão, registro escolhido para a comunicação escrita. É claro, porém, que o jornal, por sua natureza, acolhe o que é novo, dando a esse registro uma elasticidade própria.
É importante lembrar que a língua-padrão é um dos registros da língua, não a língua em si. É por esse motivo que a maioria das questões não se reduz a simplificações do tipo “certo” e “errado”. Ao tomar um padrão, reconhecido pela tradição, podemos dizer que algo é certo ou errado em relação a ele. Isso não significa, porém, que esse padrão não possa ser revisto à luz das mudanças linguísticas e sociolinguísticas que se impõem naturalmente.
A língua (qualquer uma) é dinâmica e articulada com a sociedade que a usa e que, no uso, a produz e reproduz. Não se pode, portanto, pensar nesse objeto de estudo como algo estático. Muito pelo contrário, é um objeto escorregadio, cujo estudo nos desafia a todo momento.
Espero que os leitores apreciem a iniciativa e que contribuam com sugestões. Para tanto, basta enviar uma mensagem para thaisncamargo@uol.com.br, lembrando-se de escrever na linha de assunto o título Português em Foco.
Prof., boa tarde!
Tira-me uma dúvida.
Qual o valor semântico para vírgula facultativa para conjunção adversativa e conclusiva?
Att,
Tiago Soares.
Tiago, você poderia contextualizar a sua questão? Essas conjunções são normalmente antecedidas de uma vírgula, mas talvez você precise analisar algum caso particular, portanto seria melhor que você enviasse os exemplos que suscitaram o questionamento.:)
Louvável iniciativa. Estamos, mesmo, precisando aprimorar nossos conhecimentos da nossa língua. Parabéns,.
Excelente! Parabéns. Faltava muito um blog com dicas e fórum de dúvidas sobre a nossa tão amada língua.
Com essa atitude da Folha e da Professora Thaís Nicoleti nós os eleitores, com certeza, vamos ter nosso português mais enriquecido.
Mil parabéns pela iniciativa, Thaís. Dou mil parabéns por entender que sua abordagem sobre o assunto, feita sempre de forma clara e direta, com certeza vai tirar um sem-número de dúvidas que muitos têm a respeito de fatos de nosso idioma.
Gostaria de saber se é correto o uso de “dois irmãos gêmeos”, conforme a sra. usou. Grata.
sra. Arriete, seria interessante que dissesse a que texto se refere e qual é o problema. Estaria a senhora preocupada com o sentido etimológico de “gêmeo”? Se for isso, não vejo nenhum problema. Abs.
Muito bom seu artigo.